A 18ª edição da Vitrum contou com a presença de 300 expositores e aproximadamente 20 mil pessoas, que visitaram a feira entre os dias 23 e 26 de outubro, em Milão (Itália).
Apesar do número de expositores reduzido em relação à última edição da Vitrum, eles representaram 28 países diferentes na feira, e juntos divulgaram propostas inovadoras para diferentes aplicações de vidro plano, tecnologias sofisticadas para áreas de vidro industrial, arquitetônico e residencial.
Um grupo de empresários brasileiros marcou presença na Vitrum 2013. E representando o Sincavidro, Fernando Pires do Vale também foi prestigiar o evento. “Tive a impressão que a feira teve menos expositores; porém, atendeu às expectativas, sendo bastante objetiva”, afirma o presidente do sindicato.
No geral, Fernando Pires percebeu que as máquinas tiveram grande desenvolvimento tecnológico, principalmente em automação industrial. Mas o que mais chamou a atenção do presidente do Sincavidro foram as máquinas de serigrafia em vidros, pois essa técnica agrega valor e beleza aos projetos novos.

  Entre outros brasileiros que participaram da feira estava José Joaquim Miguel, presidente da Anavidro e diretor da Ideia Glass, que visita feiras internacionais do setor vidreiro desde 1990; e comparando a última edição da Vitrum com a deste ano, a considerou mais fraca, visto o número de expositores. Além disso, o número de visitantes brasileiro foi menor em relação à feira de 2011.

  “Com relação a novos produtos, não teve algo de grande relevância”, afirma Miguel ao citar que o estande que mais chamou sua atenção foi o que apresentou a pintura em cerâmica gráfica de alta resolução, que funde no vidro durante a têmpera.

  Por outro lado, Gabriel Leicand, diretor da Abrasipa, teve uma impressão muito positiva da feira, apesar do número reduzido de estandes. “O nível de negócios foi bem acima da expectativa dos expositores e, com todos com quem conversei, a avaliação foi de um resultado de vendas extremamente positivo”, explica o empresário ao avaliar que “esta é uma boa indicação de reação dos negócios, tanto no continente europeu – que ainda enfrenta muitas dificuldades – quanto no resto do mundo”.

  A Abrasipa também participou deste cenário propício para as compras e conseguiu fechar novas parcerias durante a feira. “Nossos produtos estavam expostos em vários estandes de distribuidores europeus, e tivemos a oportunidade de trocar muitas informações técnicas sobre o desempenho de máquinas e rebolos”, afirma Leicand. Além disso, a empresa também acompanhou o estande da Glasweld, parceira da Abrasipa nos sistemas de remoção de riscos de vidro, que também teve muita visitação e gerou novos negócios.

  Quem também fechou negócio na Vitrum foi a Gusmão Representações, que visita a feira desde 1989. “Neste ano fomos surpreendidos pela definição de negócios”, afirma Neide Gusmão, diretora da empresa.

  Como visitante, a empresária percebeu uma tendência nos produtos expostos na Vitrum em relação à automatização e produtividade dos equipamentos. Mas o produto que mais chamou sua atenção foi a mesa para cortes de laminados da Macotec, por conta da velocidade de trabalho da máquina.

[gn_spacer size=”20″]

Vidro e Alfa Romeo

Os visitantes da Vitrum também puderam conferir uma exposição de alguns carros históricos lançados pela montadora italiana Alfa Romeo. A ação inusitada durante a feira do setor vidreiro teve como objetivo mostrar que a criatividade e a tecnologia são frequentes nos produtos italianos, fazendo-os único no mundo.

[gn_spacer size=”20″] “A Vitrum é um ponto de referência não só para as empresas mais sofisticadas do processamento de vidro altamente especializada setor, mas também para as pequenas e grandes empresas que têm escrito a história e o sucesso de nosso País. Compartilhamos os mesmos valores que a Alfa Romeo: respeito às tradições autênticas e a unidade para inovar”, explica Renata Gaffo, diretora e organizadora da feira.
Os visitantes puderam ver e tocar em oito modelos históricos da Alfa Romeo que fizeram sucesso ao longo dos anos, e conhecer o lançamento da empresa: o Alfa Romeo 4C.