Os empresários vidreiros fluminenses estão demonstrando disposição em aprender, inovar e fazer diferença. Prova disso foi o auditório lotado no evento organizado pelo Sincavidro no último dia 17 de janeiro. Os assentos disponíveis no local não foram suficientes e muita gente teve de pegar cadeiras emprestadas de um café instalado na frente ou assistir em pé às três palestras apresentadas.
Apesar de ser divulgado como um curso para gerentes e vendedores de vidraçarias, o público era composto também por diretores e gerentes de distribuidoras de vidros e transformadoras e contou até com a participação de gestores de uma vidraçaria do interior paulista. Todos acompanharam atentos os desafios lançados pelos palestrantes.
Na primeira apresentação, Carlos Henrique Mattar, gerente de desenvolvimento de mercado da Cebrace, falou sobre a companhia, apresentando seus produtos mais inovadores e mostrando as novas oportunidades de mercado relacionadas à sustentabilidade, com economia de energia e controle solar.

Na segunda palestra, José Ricardo d`Araújo Martins, diretor do Sincavidro, falou sobre as dificuldades que existem para a comercialização do produto vidro, incluindo o despreparo dos próprios vidraceiros, que destoa com a modernização de ponta da cadeia obtida nos últimos anos pelos fabricantes de vidro e pelos transformadores. Em seguida, fez uma explicação abrangente sobre as diversas possibilidades de evolução de uma vidraçaria, que passa pelo atendimento das necessidades do cliente atual e pela abertura de novas áreas de atuação.
Para encerrar o ciclo, o consultor de empresas e psicólogo clínico Hélio Monteiro Júnior fez uma abordagem bastante acadêmica da necessidade de aceitar as mudanças do mercado e se adaptar a elas. Começou relatando, com o apoio de vídeos ilustrativos, o mundo em transformação acelerada e ressaltou a importância de os vidraceiros se adaptarem a essa nova realidade. O incentivo à mudança foi a tônica da palestra, que agradou bastante aos presentes.
Ao final, os participantes manifestaram sua satisfação no questionário de avaliação, que obteve excelentes notas em todos os quesitos.