As seis fabricantes de vidro disputaram a atenção dos visitantes na 10ª edição da Glass South America, realizada entre os dias 16 e 19 de maio em São Paulo, com coquetéis, aparatos tecnológicos e interatividade em seus estandes.

[gn_spacer size=”0″]Led e Tecnologia
As estreantes Asahi Glass Company (AGC) do Brasil e a Companhia Brasileira de Vidros Planos (CBVP) além de estarem posicionadas na mesma rua, divulgaram o conceito de brasilidade impresso em suas marcas durante os quatro dias de evento. As fábricas das duas concorrentes entram em operação no ano que vem.
AGCPor meio de um painel interativo a AGC apresentou o Pixel Glass, e o seu manuseio se transformou em uma grande brincadeira no estande. A solução foi desenvolvida a partir de uma tecnologia europeia que permite a mistura de formas, cores e sons. O vidro faz parte de uma linha especial desenvolvida há cinco anos na Bélgica. O metro quadrado deste vidro acrescido do sistema de automação custa em torno de 5 mil euros. A maior parte das encomendas é destinada a prédios comerciais. Por ano são desenvolvidos cerca de 10 e entre os maiores compradores estão empresas localizadas nos Emirados Árabes e Ásia. Caso haja interesse dos compradores, a unidade da empresa no Brasil poderá providenciar a importação.  Também ocupou lugar de destaque o Lacobel, vidro pintado com 25 opções de cores no catálogo. Entre as que mais chamaram a atenção, destacam-se o Starlight Black e a opção com Glitter.

CBVPCBVPEscola do Vidro
No penúltimo dia da feira a CBVP, que pertence ao grupo Cornélio Brennand, ofereceu aos convidados um coquetel regado a sabores e música popular brasileira. Os gestores da empresa apresentaram a maquete da primeira fábrica de vidros planos do Nordeste e a única do país com capital 100% nacional. O empreendimento conta com investimentos de R$ 770 milhões e será sediado no município de Goiana (PE). Para dar suporte ao início da comercialização já foram inaugurados dois Centros de Distribuição, um localizado no município de Cabo de Santo Agostinho (PE) e outro no estado de São Paulo. Juntos, eles tem capacidade de armazenar 23 mil toneladas de vidro. A empresa também está trabalhando na formatação de um projeto inédito que deverá se chamar “Escola do Vidro”; e que terá o objetivo de capacitar os profissionais com relação às novas tecnologias e processos produtivos. Atualmente vários técnicos que servirão como multiplicadores estão em treinamento na Europa, Oriente e Estados Unidos.

[gn_divider top=”0″]

CebraceVidro pintado e caricaturas
A Cebrace focou seu trabalho de mar- keting nas funcionalidades e estética do vidro dentro do mercado residencial. Dentro desta temática, destacou a aplicação do vidro pintado Coverglass na decoração de interiores, revestimentos e pisos.  A multinacional apresentou também sua nova linha Eco Lite com controle solar, que reduz em até 52% a entrada de calor, além de impedir a entrada de 100% dos raios UV, responsável por desbotar móveis, tapetes e pisos; bem como o Reflecta CebraceFloat, vidro de controle solar refletivo, destinado a quem busca privacidade.  Para reforçar ainda mais a sua marca, a empresa posicionou quatro cartunistas em pontos estratégicos e ofereceu gratuitamente canecas em vidro personalizadas. A ação conseguiu atrair muitas pessoas, que formavam filas ao redor do estande para sair da feira com o brinde.

[gn_divider top=”0″] GuardianGuardianGuardian Ultra ClearClaro e escuro

A Guardian, líder mundial na fabricação de vidros especiais, mostrou as funcionalidades do Ebony DiamondGuard 2.0, vidro negro resistente a riscos, em que o fundo espelhado oferece brilho e passagem de luz, favorecendo os detalhes da decoração. Reforçou também os atributos do UltraClear, vidro com baixos teores de ferro na composição, totalmente transparente para garantir a fidelidade de cores na aplicação de pintura. De acordo com a empresa, atualmente este é o vidro mais claro do mercado.
[gn_divider top=”0″] Saint Gobain GlassSaint Gobain GlassImpresso e acidado
A Saint Gobain Glass demonstrou algumas das aplicações do SGG Satinovo, um novo vidro especialmente voltado para os mercados de construção civil, moveleiro e decoração. O lançamento  possibilita diversos tipos de beneficiamento, mostrando-se versátil  e permitindo a personalização  de sofisticados projetos de interiores. Disponível na dimensão de 3,21 X 2,25m e nas espessuras de 4,6, 8 e 10mm, o vidro tem como diferencial uma superfície delicada, que não fica marcada ao toque dos dedos.
Outra solução que não passou despercebida foi um guarda-corpo todo iluminado por led. Cinco cores diferentes se alternam de acordo com uma sequência pré-estabelecida e é todo operado por controle remoto, com a possibilidade de se manter a cor preferida em pausa.
[gn_divider top=”0″] UBVUBVImpresso e madeira
A UBV não apresentou lançamentos, mas inovou na forma de apresentar seus produtos no estande, destacando a madeira. Também aumentou o espaço para circulação dos visitantes, disponibilizou peças maiores e separou os vidros por aplicações ( esquadrias, móveis, box, portas e divisórias).

[gn_spacer size=”0″]