A maior feira de vidros da América Latina completou sua décima edição em grande estilo no último mês de maio. Ao todo, foram reunidas 200 marcas expositoras que trouxeram para os mais de 12 mil visitantes presentes as novidades em máquinas e equipamentos que estão sendo lançadas no setor vidreiro.

glass

Mais de 12 mil visitantes passaram pela 10ª edição da Glass South America | créditos Samuel felix

Um fator interessante que a reportagem pôde perceber durante as entrevistas com os expositores foi o fato de que muitas marcas internacionais resolveram investir no Brasil, apostando na movimentação econômica favorável esperada para os próximos anos.

grenzebach

CSP foi o destaque da Grenzebach, na Glass

pavilhao-italiano

Pavilhão Italiano reuniu 16 empresas italianas na Glass South America

intermac

Intermac trouxe para a Glass uma máquina de corte lançada na feira de Milão

much color

Much Color demonstra da sua impressora que usa nanotecnologia para colorir os vidros

ferlex

Autoclave feita sob encomenda para a Incovise foi o produto exposto na Glass, no estande da Ferlex

exfak

A luva resistente a furos foi um dos lançamentos da Exfak

A Grenzebach, uma empresa alemã especializada na fabricação de máquinas para o setor vidreiro, decidiu reativar sua filial no Brasil recentemente, exatamente pelo aquecimento do mercado brasileiro. Claúdio Marques, representante da empresa no país, falou sobre o Concentrated Solar Power (CSP), uma nova tecnologia que a empresa destacou na Glass e que deve ser instalada em duas empresas brasileiras ainda neste ano.
A Hubtex, outra empresa alemã, já investe no Brasil há 20 anos. E nesta edição da Glass destacou a máquina de manuseio de vidros em colares, que consegue transportar 13 toneladas de vidro.
O tradicional Pavilhão Italiano reuniu 16 empresas expositoras, entre elas a Mappi, que destacou a máquina de estratificação com película PVB, que dispensa o uso da autoclave e da câmera de climatização. O produto foi lançado na Vitrum de Milão, no ano passado.
A Intermac também trouxe para a Glass um lançamento de Milão. Trata-se de uma máquina que combina o corte de vidros monolíticos com os vidros laminados em forma.
E a Much Collor, uma empresa de origem italiana, no Brasil há quatro anos, fez sucesso na Glass com a exposição da impressora de nanotecnologia, que imprime nano partículas de cor no vidro, possibilitando inúmeras formas de desenhos e técnicas.
Além das empresas internacionais, as companhias nacionais também se destacaram pela qualidade de seus produtos. A Eletrothermo expôs um forno de curvatura de vidros que controla a temperatura por regiões, assim é possível concentrar o calor em uma área específica na qual o vidro será curvado.
A Ferlex, empresa especializada na fabricação de autoclaves especiais de acordo com as necessidades dos clientes, expôs um de seus produtos na Glass. Eduardo de Paiva Nobre, gerente comercial da empresa, afirmou que entre 80 e 90% dos vidros produzidos no Brasil passam pelas autoclaves da Ferlex, uma companhia que está há 43 anos no mercado.
E a Vetro Máquinas, uma empresa brasileira que está há quase quatro anos no mercado representando marcas italianas e espanholas, destacou o Forno Pujol 100, um lançamento da companhia italiana que trabalha tanto em EVA quanto em PVB e dispensa o uso de autoclave, gerando uma economia de 70% no custo energético durante a fabricação do vidro.
O fato é que nacionais ou internacionais, experientes ou não, todos os expositores da feira procuraram chamar a atenção do público. Como foi o caso da Exfak, uma empresa que está há mais de 15 anos no mercado e que resolveu ingressar no segmento vidreiro. Entre seus lançamentos, luvas resistentes a furos, cortes e altas temperaturas. Elas são fabricadas com fibra e se destacam pela destreza que oferecem ao operador, que apesar de estar protegido sente-se livre para fazer manusear o vidro.
Para mais informações, acesse o site vidrotv.com.br e assista a cobertura completa da Glass South America. Nossa equipe de reportagem visitou todos os expositores da feira em busca de novidades.