A proximadamente duas mil pessoas passaram pelo Centro de Convenções Sul América, no centro do Rio de Janeiro, para visitar a Expo Vetro (de 12 a 14 de setembro). Do ramo vidreiro Laminar e Servi-Temper representaram o material, sendo que a Laminar, incluindo as cinco empresas associadas (Disvidro, Grupo Paris, New Temper, Saint-Germain e Vimolbrás), representa mais de 70% do mercado.

Outras onze empresas estavam ligadas indiretamente ao setor no fornecimento de ferragens, acessórios, kits e ferramentas. São elas: Glasspeças, AL Puxadores, Marix, Ideia Glass, WR Glass, Casa di Ferreiro, 3F, Ludufix, KR3 e duas revistas do segmento.

Fernando Pires

Esta primeira edição da Expo Vetro aconteceu paralelamente ao Salão Itinerante de Esquadrias (SAIE Brasil), motivo pelo qual a maioria dos participantes apresentava máquinas e ferramentas para esse segmento. Mas os organizadores acreditam que as próximas edições contarão com mais representantes do ramo vidreiro. O Sincavidro esteve presente com um estande recepcionando seus associados e divulgando seus cursos e atividades.

Fernando Pires, presidente do Sincavidro, apoiou a iniciativa e elogiou os organizadores no discurso que proferiu na abertura do evento. Nos três dias de feira, que contou com mais de 30 empresas participantes, o público pôde conhecer as mais recentes novidades dos setores de serralheria, esquadrias e vidros. Nos estandes, muitas novidades e lançamentos.

[gn_spacer size=”0″]

Laminar
Em seu estande, a Laminar distribuiu material impresso destacando, sua capacidade produtiva, e o fato de ser a primeira laminadora do Rio de Janeiro. No estande, um dos maiores da mostra, o destaque era o piso feito com vidros serigrafados pela New Temper e posteriormente laminados. O piso apresentava dois padrões de desenhos complexos na cor branca com fundo negro.

[gn_spacer size=”0″]

[gn_spacer size=”0″]

Servi-Temper e Ideia Glass   

A Servi-Temper (marca Cristal Line), que participou em um estande em parceria com a paulistana Ideia Glass, apresentou um boxe montado com o kit Ideia Glass dotado de vidro espelhado e temperado. Mostraram também diversas opções em espelhos bisotados, incluindo a lapidação ondulada, a porta Vision e diversos outros produtos em vidro. A Ideia Glass expôs suas diversas soluções em kits e acessórios especiais que facilitam a instalação de boxes, portas e guarda-corpos de vidro. “Expusemos juntos porque a Servi-Temper é uma das representantes da Ideia Glass aqui no Rio de Janeiro”, explica Daniela Lima, diretora da empresa.

[gn_spacer size=”0″]

Casa di Ferreiro/WR Glass

Também em estande conjunto, a Casa Di Ferreiro e a paulistana WG Glass apresentaram ao público uma completa linha de corrimãos e guarda-corpos, todos feitos em inox. Alguns modelos, de fácil montagem, eram direcionadas aos vidraceiros.

[gn_spacer size=”0″]

Glasspeças

A Glasspeças lançou, na Expo Vetro, um novo conjunto de fechadura e contra para portas de correr de vidro temperado. “O modelo possui design diferenciado e com um visual moderno e anatômico”, explica Denise Fonseca, diretora da empresa. Também apresentou toda sua linha de ferragens para vidros, fornecidas em kits completos para facilitar os pedidos por parte dos vidraceiros.

[gn_spacer size=”0″]

 Multimetais

Além de uma nova linha de puxadores para portas de vidro, a Multimetais apresentou dois conjuntos de fechaduras tipo bate-fecha tamanho míni para portas de correr. A nova linha possui um sistema de abertura inédito, que é feito com apenas o apertar de um botão. “Previmos também a possibilidade de encaixarmos nela um cadeado pequeno – para evitar acidentes com crianças, por exemplo”, explica Vinícius Bairral Abreu, diretor comercial da empresa.

[gn_spacer size=”0″]

 AL Puxadores e Ferragens

A AL mostrou toda sua linha de produtos, composta pela Linha Chrome de ferragens em polímero metalizado, seus kits de ferragens em polímero para diversas aplicações, sua linha de puxadores, além de sua linha de kits de alumínio. No mesmo estande foram oferecidos cursos de vidro temperado pela Central do Vidraceiro.

[gn_spacer size=”0″]

Marix

A empresa cearense Marix apresentou em seu estande sua revolucionária mola de piso que garante a abertura e o fechamento de portas de vidro através de um sistema pneumático. Segundo Alan Freitas, diretor da empresa, a inovação funciona com um sistema pneumático – em vez do tradicional hidráulico – e pode ser instalado com facilidade em menos de uma hora.

 

[gn_spacer size=”0″]

KR3 Soluções em Vidros

A paulistana KR3 apresentou em seu estande uma linha completa de puxadores e boxes com roldanas aparentes que utilizam a furação padrão (sistema Santa Marina/Tec-Vidro). Segundo Thaise Oliveira, gerente da empresa, o kit é fácil de instalar e possui longa durabilidade.
[gn_spacer size=”0″]

3F

Embora a maior parte do estande da 3F expusesse fechaduras e dobradiças para o segmento de esquadrias, a empresa reservou também uma parte para expor as ferragens das empresas para as quais fornece o miolo com fechadura, tanto para a linha Santa Marina quanto para a linha Blindex.

[gn_spacer size=”0″]

Ludufix

O principal objetivo da Ludufix em sua participação na feira foi divulgar as vantagens na utilização de fixadores e rebites de aço inox nas instalações com vidros e esquadrias. A empresa demonstrou no local sua linha de rebitadoras elétricas e pneumáticas, e apresentou um sistema de rebitagem que permite a fixação do vidro temperado diretamente na esquadria.

[gn_spacer size=”0″]

Setores de esquadrias e serralheria

Para os ramos de serralheria e fabricação de esquadrias, muitas novidades. Foram expostas máquinas de todos os tipos, desde as computadorizadas e automáticas até as manuais e portáteis. Foram muitas também as novidades em sistemas e padrões. Até mesmo fabricantes e instaladores de esquadrias participaram.

[gn_spacer size=”0″]

Seminário

Paralelamente ao evento foram realizadas palestras técnicas sobre temas diversos relacionados à instalação de fachadas e fechamentos de vãos. Entre elas a palestra da Cebrace falando sobre a linha Habitat, proferida por Ana Granado, do setor de marketing da empresa; e a palestra motivacional sobre comunicação e liderança de equipe, proferida por Jô Campanharo.

[gn_spacer size=”0″]

[gn_spacer size=”0″]

Campeonato Brasileiro Serralheiro Top

 

Além das palestras programadas e dos estandes para visitar, o público da Saie Brasil ainda pôde participar do Campeonato Brasileiro Serralheiro Top.

Organizada pelo Canal do Serralheiro, a competição teve como objetivo reunir os profissionais que trabalham em serralherias, indústrias de esquadrias, serralheiros autônomos, vidraceiros e estudantes.

O campeonato aconteceu no dia 14 de setembro, quando foi conquistado o novo recorde na montagem de esquadrias: Marcos Bráz levou apenas 11 mim e 36s para montar uma janela de correr de duas folhas (sem vidros), e levou para casa vários prêmios do Canal do Serralheiro. Além dele, os competidores que ficaram em segundo e terceiro lugar também foram premiados.

[gn_spacer size=”0″]

 

1º Lugar: Marcos Vinícius Lima Bráz

 

1º Lugar: Marcos Vinícius Lima Bráz

Tempo de montagem: 00h11min36s

Prémio: IPad 2 Apple, troféu, medalha, e um estampo manual

[gn_spacer size=”0″]

Paulo Roberto dos Santos

 

2º Lugar – Paulo Roberto dos Santos

Tempo de montagem: 00h13min37s

Prêmio: Notebook, troféu e medalha

[gn_spacer size=”0″]

Roberto Siqueira Santos

 

 

3º Lugar – Roberto Siqueira Santos

Tempo de montagem: 00h14min41s

Prêmio: Câmera digital, troféu e medalha