Já estamos na contagem regressiva para a realização da 3ª edição do Rio Negócio Vidro. O evento promete ser um sucesso, com cotas de patrocínio já esgotadas e o hotel Atlântico Búzios totalmente reservado para o encontro, lotado e sem possibilidade de vagas excedentes.
Ao todo, 22 empresas aderiram como patrocinadoras, apoiadoras ou colaboradoras do evento. Nas edições de Março e Abril, a revista Sincavidro ouviu as primeiras empresas que concordaram em apoiar o Rio Negócio Vidro, para falar sobre as expectativas delas perante o evento. Neste mês, nossa equipe de reportagem entrou em contato com as 22 apoiadoras  e a maioria delas se surpreendeu com a repercussão positiva do congresso, não somente no estado do Rio de Janeiro, como também em todo o país.
Alguns dos motivos para o sucesso são a excelente organização e as possibilidades de negócios na área de construção civil, as quais devem ser geradas com a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas. A entrada de novos fabricantes no mercado também foi apontada, como motivo.
Estão sendo esperados cerca de 400 participantes de várias regiões. Um time de peso conduzirá as mesas de palestras e discussões. O evento contará ainda com apresentações de produtos e soluções, balcão de negócios, networking e entretenimento.
Saiba como as empresas estão se preparando para o evento:

[gn_box title=”Abrasipa” color=”#336666″]A Abrasipa pretende prospectar clientes e fechar novos negócios durante a realização do Rio Negócio Vidro. Além, dos rebolos de polimento que fabrica e são hoje reconhecidos mundialmente, a empresa vai apresentar dois produtos de grande importância para o setor: o Sistema de Remoção de Riscos sem deformação ótica e o ProClean, um limpa vidro que remove manchas e sujeiras difíceis. O diretor da Abrasipa, Daniel Leicand, acredita que o Rio de Janeiro e os seus empresários vivem um momento especial de muita confiança e esperança. Ele expressa suas expectativas: “Percebemos que conseguiram juntar o profissionalismo e a paixão necessária para preparar a cidade maravilhosa para os importantes eventos de 2014 e 2016. Com o apoio de todas as fábricas, a participação de mais de 400 empresárias e empresários do setor, palestras com consagrados profissionais e tudo isso em um ambiente paradisíaco, nossa certeza é de que será um evento importante de aprendizado, troca de conhecimentos e confraternização. “[/gn_box] [gn_box title=”AGC” color=”#336666″]A AGC Vidros do Brasil acredita no potencial do Rio de Janeiro. O diretor de vendas e marketing, Denis Ramboux, diz o que espera desse grande encontro: “Participar da terceira edição do Rio Negócio Vidro foi uma decisão estratégica e, ao mesmo tempo, natural. A AGC tem grande expectativa nesse encontro, tanto pela oportunidade de apresentar-se ao mercado, com aquilo que temos de melhor para o desenvolvimento do mesmo, quanto pelo fato da construção da nossa planta às margens da Rodovia Presidente Dutra, estrategicamente localizada para atender ao mercado do Rio de Janeiro de maneira eficiente e muito rápida. Além disso, estamos ansiosos pela oportunidade de estar próximos aos nossos clientes e amigos. Com certeza, o Rio Negócio Vidro será um marco para nossos negócios!” [/gn_box] [gn_box title=”Agmaq” color=”#336666″]Esta é a primeira vez que a Agmaq participa do Rio Negócio Vidro. “Decidimos colaborar e participar, pois o Rio de Janeiro é um excelente mercado para a Agmaq e o evento consegue reunir muitos empresários do setor”, conta Natane da Silva, auxiliar administrativa da empresa.
Mesmo sendo iniciante no evento, a companhia está confiante no resultado positivo que ele pode proporcionar. “Esperamos passar momentos agradáveis junto com os empresários do Rio e adquirir conhecimento com as palestras”, afirma Natane.
A Agmaq vai aproveitar o momento para divulgar toda a sua linha de equipamentos de logística e de máquinas, em especial, a linha de corte automática. A empresa levará todo o seu material técnico para apresentar seus produtos aos participantes.
A companhia ainda vai destacar as linhas de financiamento com as quais trabalha, que possuem juros de 0,45% ao mês, e a facilidade do pagamento, o qual pode ser dividido em até dez anos.[/gn_box] [gn_box title=”Arbax” color=”#336666″]A Arbax irá apresentar o seu mais recente lançamento, o Rebolo Verde, fabricado por um processo 100% sustentável que não gera resíduos ao meio ambiente.  O gerente comercial, Sandro de Carvalho, expressa a expectativa da empresa para o Rio Negócio Vidro:
“A cada ano a repercussão positiva do Rio Negócio Vidro aumenta e nós da Arbax, acreditamos que este será mais um evento de sucesso, que irá também nos proporcionar a criação de novos laços de relacionamento e negócios, bem como fortalecer os que já existem”.[/gn_box] [gn_box title=”Bottero” color=”#336666″]A Bottero não irá apresentar nenhum produto no Rio Negócio Vidro. O grande objetivo da empresa é prestigiar o evento e também representar a Bottero, institucionalmente.
O diretor comercial, Ézio Cabib, fala o que espera do Rio Negócio Vidro. “As expectativas são as melhores. Estamos apostando neste evento e felizes em encontrar nossos parceiros cariocas, um mercado extremamente interessante para a Bottero. Realmente, a repercussão está sendo positiva e isto mostra que o mercado brasileiro está realmente interessado em realizar investimentos.“[/gn_box] [gn_box title=”Cebrace” color=”#336666″]Com o tema “Os vidros da Cebrace para a casa do futuro”, a empresa espera prender a atenção dos expectadores, durante a palestra que será proferida pelo coordenador de mercado da Cebrace, Luiz Aparecido Barbosa.  De acordo com a empresa, a novidade deve agradar bastante os participantes, além de despertar a oportunidade de novos negócios.
Em sua exposição, o representante da empresa pretende explorar também as peculiaridades do Rio de Janeiro e as excelentes oportunidades de negócios que podem ser geradas em terras cariocas.
Sobre as expectativas para o evento, Barbosa acredita que será uma experiência enriquecedora e enfatiza: “O ano de 2012 tem sido de novidades para o setor vidreiro, com a entrada dos novos fabricantes e os investimentos da Cebrace para o setor. Esse cenário, mais o crescimento do país e as expectativas do mercado de construção civil com a aproximação da Copa do Mundo no Brasil ,em 2014, e os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em 2016, provocam o setor vidreiro a buscar respostas, sendo este encontro uma grande oportunidade para encontrá-las, além de propiciar a trocar de informações e experiências.”[/gn_box] [gn_box title=”CBVP” color=”#336666″]A Companhia Brasileira de Vidros Planos (CBVP) dará uma palestra que abordará o tema “Como Transformar Comunicação em Lucro”, no Rio Negócio Vidro. O objetivo dessa ação é apresentar a comunicação como parte da estratégia para o desenvolvimento das organizações, além de demonstrar que uma comunicação clara e consistente contribui para o fortalecimento da imagem da empresa junto a todos os seus públicos.
Para o diretor Comercial e de Marketing da CBVP, Henrique Lisboa, a adesão antecipada ao evento só veio confirmar a força e importância do estado do Rio de Janeiro, que já conquistou o seu lugar no calendário do setor vidreiro.
Lisboa reforça sua opinião, explicando porque o mercado carioca é altamente promissor: “Os próximos anos reservam perspectivas muito favoráveis ao mercado do Rio de Janeiro. Grandes eventos mundiais, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 exigirão novas obras de infraestrutura, ampliando o consumo de vidros planos neste estado. A CBVP reserva um plano de ações para atender a esta realidade.”[/gn_box] [gn_box title=”Deway” color=”#336666″]A Deway é uma das empresas colaboradoras do evento. Apesar de ser a primeira vez que ela participa do Rio Negócio Vidro, a companhia entende a relevância do evento e está confiante no retorno que ele pode render. “Decidimos apoiar por ser um evento importante e de grande valia para o setor. Esperamos fazer muitos contatos e negócios”, disse Marcelo Jauch, diretor da empresa.
Aproveitando o congresso, a companhia divulgará sua linha completa para beneficiamento de vidros, incluindo as lapidadoras, biseladoras, lavadoras, máquinas para laminação com EVA e a linha completa para cortes de vidros.[/gn_box] [gn_box title=”Dorma” color=”#336666″]A participação da Dorma no Rio Negócio Vidro está focada principalmente na geração de negócios. Os participantes terão a oportunidade de conhecer o Projeto Dorma 2020, que tem o objetivo de transformar a empresa em uma provedora de soluções e não somente de produtos.
Ao ser questionada sobre as novidades que estariam reservadas somente para o mercado do Rio de Janeiro no evento, a empresa informou que face aos eventos de grande vulto, como Copa e Olimpíadas, apresentará ações relativas a estes dois eventos, que são os projetos já fechados e em andamento com soluções Dorma; bem como detalhes do seu trabalho de especificação.
O diretor da América Latina, Bernardo Daniel Grimberg, explica porque mais uma vez a empresa decidiu apoiar o evento: Sabíamos que o interesse seria grande face à excelente organização e resultados do 1º e 2º  Rio Negócio Vidro. Somando-se a isto, os eventos da Copa Fifa 2014 e Olimpíadas 2016, com a geração de negócios adicionais ao crescimento orgânico do mercado e o resultado está aí: sucesso total.”[/gn_box] [gn_box title=”Diamanfer” color=”#336666″]A Diamanfer se diz surpresa com a excelente repercussão do evento, traduzindo-se em sucesso absoluto.  O diretor comercial, José Pedro Ruiz, explica o que os participantes poderão esperar da empresa: “Nossa participação não será realizada com base em apresentação de produtos, no entanto,  aproveitaremos essa grande repercussão com o principal objetivo de nos colocar à disposição dos clientes para reforçar nossos laços técnicos/comerciais bem como firmamos novas parcerias sempre acreditando na competência de nossos clientes e no excelente crescimento que o setor vem demonstrando no Rio de Janeiro, acompanhando a tendência nacional da indústria vidreira”.[/gn_box] [gn_box title=”Glass Peças” color=”#336666″]Sempre presente nos eventos promovidos pelo Sincavidro, a Glass Peças já participou de todas as edições do Rio Negócio Vidro. Há mais de cinco anos, o representante da empresa atua no Rio de Janeiro.
“O Rio Negócio Vidro é uma oportunidade única para revermos nossos clientes, estreitar parcerias e, sempre que possível, realizar novas parcerias. Sabemos que quando a fábrica se aproxima do cliente é possível absorver melhor suas reais necessidades e as carências do mercado e, que se atendermos essas lacunas, faremos diferença no mercado”- explica Denise Fornazier, gerente comercial da companhia.
A Glass Peças espera um final de semana informativo, que vai agregar conhecimento com as palestras que serão ministradas. E descontraído, com as oportunidades de confraternização com os clientes.
Aproveitando o momento, a Glass Peças vai apresentar sua linha completa de ferragens em zamac injetado, que é produzida desde 2006, e a linha de puxadores tubulares de alumínio redondo e retangular, sucesso na Glass South America.[/gn_box] [gn_box title=”Glassec Viracon” color=”#336666″]“Foi uma surpresa a grande repercussão do 3º Rio Negócio Vidro”, exclama Dario Farhat, gerente geral da Glassec Viracon, ao ressaltar o número de 400 participantes confirmados e a organização da agenda, que conta com excelentes palestras.
A Glassec Viracon é uma das apoiadoras do Rio Negócio Vidro, e está confiante no sucesso do evento. “Essa é uma oportunidade de estar com toda a cadeia do vidro, promover o relacionamento num mercado em grande expansão, sempre buscando soluções sustentáveis”, explica Farhat.
O gerente geral da Glassec ressalta ainda a grande expectativa que a empresa tem em relação às oportunidades de negócios que o evento pode proporcionar. “A nossa estratégia é analisar o desenvolvimento do mercado fluminense e estudar as tendências e as novas soluções para apresentar as melhores práticas para o segmento”.[/gn_box] [gn_box title=”Glaston” color=”#336666″]A Glaston apoia o Rio Negócio Vidro desde a primeira edição do evento. “Achamos o mercado do Rio de Janeiro muito importante, tanto para o cenário nacional, quanto para o cenário internacional. Ainda mais agora com a chegada dos jogos Olímpicos”, expõe o vice-presidente da empresa, Moreno Magon.
Dessa forma, a Glaston está com grandes expectativas. “Esperamos reencontrar todos os nossos clientes parceiros e estreitar os relacionamentos com novos clientes”, admite Magon.
Aproveitando esta oportunidade, a empresa vai levar para o evento o DFI, formado por uma gama de produtos que fazem o tratamento superficial no vidro, restauram, criam uma película protetora e ainda realizam o pós-tratamento.
Além disso, a Glaston ainda vai divulgar o forno RC200, a lapidadora retilínea Super 6c e o iLooK™, um sistema online que pode ser configurado para trabalhar de forma integrada com o software do forno Tamglass, ou com fornos de qualquer outra marca.[/gn_box] [gn_box title=”Glass Temper” color=”#336666″]A Glass Temper pretende fechar novas parcerias com  fornecedores; estreitar relacionamentos e estar junto dos seus clientes durante a realização do Rio Negócio Vidro. O diretor Leonardo Pires do Vale, fala sobre a expectativa da empresa para o evento: “Devido a grande credibilidade da atual administração do Sincavidro, já se espera uma excelente repercussão em nível nacional.”[/gn_box] [gn_box title=”Gusmão” color=”#336666″]A Gusmão é parceira do Rio Negócio Vidro deste a primeira edição do evento. “O Rio de Janeiro é um mercado que nós queremos aumentar a aproximação e melhorar cada vez mais o nosso relacionamento. Sabemos que é um estado em grande momento de desenvolvimento e que queremos fazer parte”, conta Yveraldo Gusmão, diretor da empresa.
Aproveitando o momento, a Gusmão vai divulgar toda a sua linha de máquinas e acessórios para o beneficiamento do vidro. Neste ano, a empresa está com grande expectativa perante o público do congresso. “Queremos trocar experiências e realizar negócios, participar e reforçar o relacionamento da Gusmão com os transformadores de vidro”, disse Yveraldo.[/gn_box] [gn_box title=”Guardian” color=”#336666″]Com o crescimento do mercado vidreiro, a Guardian considera natural a procura por espaços legítimos para troca de conhecimentos e apresentação de propostas que otimizem o uso do vidro. A multinacional dará destaque para um produto que já integra seu portfólio: o ClimaGuard, vidro adequado para fechamento de sacadas, por garantir o conforto térmico e também economia de energia com uso de ar condicionado e proteção dos móveis contra os raios UV. Irá apresentar ainda os lançamentos de 2012, que são os vidros UltraClear, Ebony DiamondGuard v.2.0, DecoCristal e o Espelho SatinDeco, além das linhas de vidros de controle solar residenciais e comerciais, como o ClimaGuard e SunGuard.  De acordo com a diretora de Marketing da Guardian, Ana Paula Camargo, o sucesso das edições anteriores já é um reflexo do que a empresa espera para este novo encontro. Ela elenca os propósitos da empresa para este ano: “Será uma excelente oportunidade para ampliar contatos, trocar informações, esclarecer dúvidas e apresentar novas soluções para os profissionais responsáveis por garantir que nossos produtos sejam entregues com qualidade para o consumidor”.
[/gn_box] [gn_box title=”Laminar” color=”#336666″]A Laminar participa do evento para marcar presença e reforçar sua imagem como única produtora de vidros laminados com alta produtividade do Estado, além de sua capacidade de fornecer vidros laminados para todo o Brasil. No evento irá mostrar suas soluções e anunciar a ampliação recentemente realizada em sua unidade produtiva, que ganhou uma segunda autoclave e diversos outros equipamentos. “A Laminar tem trabalhado com sua capacidade máxima de produção, atendendo inclusive à demanda de outros estados e está se preparando para absorver o aumento previsto no consumo para os próximos anos”, comenta Fernando Pires, um dos diretores da empresa. Durante o evento irá apresentar a palestra “Vidro na Arquitetura Contemporânea”, destacando as mais recentes soluções mundiais de envidraçamento.
[/gn_box] [gn_box title=”MultiMetais” color=”#336666″] A MultiMetais participa do Rio Negócio Vidro pela primeira vez. “Esperamos que o evento promova novos contatos e novas parcerias”, conta Vinícius Abreu, diretor financeiro da empresa.
A companhia iniciou suas operações em fevereiro de 2012. “Apesar de estarmos há pouco tempo no mercado, temos uma aceitação excelente e o Rio Negócio Vidro é uma oportunidade para expandirmos a comercialização”, acredita Abreu.
Aproveitando-se do Rio Negócio Vidro, a Mult iMetais vai divulgar toda a sua linha de fechaduras e acessórios para o vidro temperado. “Estaremos com nossos folders e algumas amostras de nossos produtos para exposição no evento”, antecipa o diretor financeiro.
[/gn_box] [gn_box title=”New Temper” color=”#336666″]A New Temper estará participando do Rio Negócio Vidro com uma palestra e com a montagem de um estande no encontro. O objetivo é apresentar aos participantes a estrutura da empresa e especialmente suas novas linhas de produtos, sendo que algumas são inéditas no mercado, como é o caso do vidro temperado testado pelo Heat Soak Test; do vidro baixo emissivo temperado e do semi-temperado em grandes dimensões.
O sócio Ariston Morais de Lacerda está muito otimista e fala sobre suas expectativas para o evento: “A New Temper sempre acreditou no potencial desse evento em despertar o interesse do setor vidreiro, mas esse sucesso estrondoso, com todos os apartamentos e cotas de patrocínio comercializados, faltando vários meses de sua realização, foi uma surpresa agradável. O Rio Negócio Vidro acabou ganhando uma abrangência nacional, por isso vamos nos apresentar a todos, sem distinção. Nossos lançamentos foram pensados nos projetos que estão aportando no estado do Rio de Janeiro, mas nada impede que as soluções sejam exportadas para outros estados”.
[/gn_box] [gn_box title=”Saint-Gobain Glass” color=”#336666″] Para essa edição do Rio Negócio Vidro, a Saint-Gobain Glass vai demonstrar toda a linha de vidros impressos e o mais recente lançamento da empresa, o SGG Satinovo, que possibilita vários beneficiamentos e é especialmente voltado para os mercados da construção civil, moveleiro e decoração.
O gerente geral da Saint-Gobain, Luiz Fernando Tirone, acredita no potencial do evento para alavancar os negócios da empresa e não poupa elogios: “A cada ano, o Rio Negócio Vidro se consolida como um dos principais eventos do setor vidreiro nacional. Devido a isso, empresários do setor e toda a cadeia produtiva do mundo vidreiro aguarda ansiosamente pelo evento, que tem organização impecável por parte do Sincavidro. Sem dúvida, é merecida a grande repercussão que o evento tem obtido ao longo das edições.”
Sobre a expectativa para o evento que se aproxima, o gerente geral diz que espera contribuir para que o encontro seja extremamente positivo e que o evento possibilite uma aproximação ainda maior do mercado.
[/gn_box] [gn_box title=”Tec-Vidro” color=”#336666″] A Tec-Vidro já participou de todas as edições do Rio Negócio Vidro. Neste ano, não poderia ser diferente. “Esperamos aproveitar a oportunidade de estreitar o relacionamento com nossos clientes e amigos e arrematar negócios entabulados”, disse Rubens Braga, diretor comercial da empresa. A empresa vai divulgar, no Rio Negócio Vidro, o produto Versatik, que recebeu diversos aprimoramentos, durante o último ano. A exposição será feita em um display, onde serão demonstrados os seis tipos de funcionamento do Versatik, junto com um material impresso, que será distribuído para o público.
[/gn_box] [gn_box title=”UBV” color=”#336666″]Esta é a segunda vez que a UBV apoia o evento com o objetivo de se aproximar dos empresários e dos profissionais do setor. “Queremos estar cada vez mais juntos dos nossos clientes e dos vidraceiros do Rio de Janeiro. Este evento é uma ótima oportunidade de fazer network e ainda apresentar as últimas novidades da empresa”, conta Caroline Sanchez, coordenadora de marketing da UBV.
Durante o evento, a empresa espera discutir sobre os desafios que a construção civil enfrentará nos próximos anos. “É fundamental que o segmento permaneça unido, em prol do crescimento no consumo de vidros planos em nosso país”, defende Caroline.
A coordenadora de marketing acredita que o Rio Negócio Vidro é uma oportunidade para estreitar laços pessoais e aprimorar os conhecimentos, dentro de um ambiente informal e descontraído.
Aproveitando-se do evento, a UBV vai divulgar entre os participantes as últimas novidades da empresa, além de fazer a demonstração da linha de vidros para Box e Engenharia.
[/gn_box]