Montagem da divisória de vidro temperado no escritório da Vetro Rio

Montagem da divisória de vidro temperado no escritório da Vetro Rio

O Sincavidro vem investindo nos cursos profissionalizantes para os vidraceiros fluminenses. No começo deste mês, 10 alunos participaram do curso de Operador de Pontes Rolantes, oferecido pelo sindicato em parceria com a Associação Brasileira de Prevenção de Acidentes (ABPA).
O curso teve como objetivo capacitar os profissionais envolvidos na operação de pontes rolantes para garantir maior eficiência no trabalho e prevenir acidentes nas empresas, atendendo às normas específicas do Ministério do Trabalho e Emprego, previstas na NR 11 da Portaria 3214/78, que determinam, entre outras coisas, que: “nos equipamentos de transporte, com força motriz própria, o operador deverá receber treinamento específico, dado pela empresa, que o habilitará nessa função”.
Entre os assuntos abordados pelo professor Joldemar Affonso dos Reis estavam: segurança do trabalho, classificação das pontes rolantes e movimentação de carga. Além disso, os alunos tiveram 9 horas de aulas práticas, nas quais fizeram treinamento de operação (remota e local).
Além do curso específico para os operadores de pontes rolantes, o Sincavidro continua oferecendo os cursos técnicos para vidraceiros. O último curso aconteceu entre os dias 21 e 26 de maio, e contou com a participação de 20 alunos.
Segundo o sindicato, o curso pode ser acompanhado por amadores, que desejam ingressar no setor vidreiro. Mas grande parte dos alunos é composta por profissionais, que já tem experiência no mercado, mas querem ampliar seus conhecimentos.
Se você se interessou pelos cursos, agende-se, pois o sindicato tem atividades programadas para o ano todo. Confira a seguir o calendário dos cursos técnicos para Vidraceiro que serão oferecidos em 2012:

 

[gn_box title=”Programação Cursos Técnicos 2012 ” color=”#cc9933″] 25 a 30 de junho

20 a 25 de agosto

24 a 29 de setembro

26 de novembro a 01 de dezembro[/gn_box]

Os preços variam de 250 reais, para os associados do Sincavidro, a 280 reais, para os interessados que não são sócios do sindicato, incluindo apostilas.
As aulas são divididas em partes teóricas e práticas. E durante o curso, os alunos aprendem a fazer um orçamento de trabalho, desenvolver trabalhos com vidros laminados e temperados, fazer medição dos vidros, montar e instalar um box. Ao final do curso, todos recebem um certificado de participação.