Enfrente as concorrênciasLidar com um concorrente que anuncia preços baixíssimos não é tarefa cômoda para o médio ou pequeno empresário. Baixar preço e oferecer descontos são políticas circunstanciais e não são as melhores opções para empresa nenhuma em longo prazo.
Dito isso, anote algumas dicas para enfrentar seus concorrentes e saia dessa liça sem muitos arranhões:

[gn_dropcap style=”1″ size=”2″]1[/gn_dropcap]Quando a concorrência bate aguerrida à nossa porta e nos tira daquela zona de conforto, o “fazer diferente” é sempre a melhor alternativa. Assim preservamos margens de lucro e garantimos participação de mercado.

[gn_dropcap style=”1″ size=”2″]2[/gn_dropcap]Reserve um tempo para analisar com isenção as verdadeiras vantagens do seu produto em relação ao concorrente. Nas empresas pequenas a agenda do empreendedor fica focada no operacional e não sobra tempo para os “insights” estratégicos. Pontualidade, bom atendimento, qualidade e durabilidade do produto, são itens que pesam no momento da escolha e, muitas vezes, sobrepõem-se ao fator preço.

[gn_dropcap style=”1″ size=”2″]3[/gn_dropcap]Ponto crucial para fazer diferença num mercado competitivo é evitar sempre falar mal do concorrente. O cliente não está ali para ouvir as suas queixas, ele está atrás de soluções para um problema que é dele e não seu.

[gn_dropcap style=”1″ size=”2″]4[/gn_dropcap]Tenha em mente que o cliente escolheu a sua empresa por alguma razão. Ele te deu a grande chance. Não vá decepcioná-lo. Para que se tenha ideia da importância disso, as grandes empresas gastam fortunas com especialistas para saber quais foram as razões que levaram o consumidor a optar por determinada empresa.

[gn_dropcap style=”1″ size=”2″]5[/gn_dropcap]Tente comprar ou criar metodologias que monitorem as ações da concorrência. Elas vão ajudá-lo a acompanhar as alterações de preços, promoções e descontos eventuais praticados pelo concorrente.

[gn_dropcap style=”1″ size=”2″]6[/gn_dropcap]Se você tiver com poucos recursos no caixa e várias demandas exigindo investimentos, esqueça, sumariamente, todas elas e invista tudo o que você tem em treinamento da sua mão de obra. É muito difícil uma equipe mal treinada transformar em “campeão” um produto de alta qualidade.