Fotos: Elmo Pires

[gn_spacer size=”20″] O novo Centro Metropolitano da Barra continua se expandindo, assim como previu e projetou o arquiteto urbanista Lúcio Costa em 1969. Na época ele criou um plano de desenvolvimento para a região que contemplava esta mudança. Em dezembro foi inaugurado o Shopping Metropolitano Barra e, para este ano, estão previstas várias outras inaugurações empresariais e comerciais na avenida Abelardo Bueno, incluindo o Hotel Hilton.
IMG_1574

[gn_spacer size=”20″] IMG_1576  O novo shopping ocupa uma área de 45 mil m², próximo à Lagoa Jacarepaguá e terá 230 lojas. Atualmente possui dois pisos, mas em 2014 deverá receber o terceiro. Também haverá oito salas de cinema stadium do Cinemark e quatro restaurantes com vista panorâmica.
Com um custo de R$ 350 milhões, o novo centro de compras tem como alvo clientes das classes A e B, provenientes dos condomínios do entorno, como o Rio 2, Bora Bora, além dos moradores de Jacarepaguá e Recreio que para lá se deslocarão devido ao aumento do trânsito em direção ao centro.

IMG_1584  O Metropolitano Barra possui jardim vertical de 1.600 m², que tem seis espécies de plantas e que, segundo eles, é a segunda maior parede verde do mundo. Como já publicamos em edição anterior, o local utiliza mais de oito mil metros quadrados dos vidros SunGuard SNL 37, da Guardian do Brasil, com fator solar de 0,29 e transmissão luminosa de 37%. A instalação dos vidros foi feita pelo Grupo Paris e a Laminar foi responsável pela laminação.

[gn_spacer size=”20″]

IMG_1580  IMG_1581