Foi inaugurado, neste final de ano, o Shopping Parque Sulacap, às margens da futura Trans olímåpica – via expressa que irá interligar a Avenida Brasil à Barra da Tijuca. No local, o vidro, fornecido pela Disvidro e instalado pela Três Rios Confiança, exerce função essencial na integração dos ambientes com a natureza, privilegiando a utilização da luz natural.
O Parque Shopping Sulacap é um empreendimento da General Shopping e construído pela Três Rios Confiança, localizado no coração da Zona Oeste. Com 1.345 vagas de estacionamento, o centro comercial começou a ser construído, em janeiro, na
Avenida Marechal Fontenelle, em Sulacap, para atender à carência por produtos nessa região.

  A construção do Parque Shopping Sulacap deverá atender cerca de 600 mil pessoas. É composto por 15 megalojas e 155 lojas de menor porte; além de praça de alimentação, com vista para uma área verde. Está prevista a instalação também de uma praça gourmet com área privativa e parque de diversões indoor, além de seis salas de cinema Multiplex nos dois pisos do shopping – localizado em uma área de 60 mil metros quadrados.

[gn_spacer size=”20″]

  Walmor Vieira, administrador da Três Rios Confiança, explica que o Sulacap é o terceiro shopping construído para a Construcap, o que provavelmente explique sua escolha para essa execução. Outro motivo seriam os quase 60 anos de tradição da empresa no manuseio de vidros e alumínio. O shopping anterior montado por eles foi instalado no município de Contagem, em Minas Gerais. Já a escolha da Disvidro para o fornecimento dos vidros aconteceu devido à confiança de longa data que a Três Rios deposita nessa distribuidora.
[gn_spacer size=”20″]


[gn_spacer size=”20″]

  Segundo Walmor, neste shopping foram instalados quase 3 mil metros quadrados de vidros laminados refletivos na cor prata. “A maior dificuldade foi a execução de uma claraboia com 650 metros quadrados de vidros. Nela foram utilizados laminados com espessura total de 12 mm”, conta. O administrador acrescenta que nas fachadas verticais, tipo Grid, da Hydro Alumínio, foram utilizados laminados com espessura de 10 mm.

[gn_spacer size=”20″]

  Outro estímulo para a construção foi o anúncio das obras da via Transolímpica, que deverá valorizar a região e aumentar o fluxo de visitantes a partir do momento em que for concluída.
No caso do shopping Sulacap, a iniciativa privada, como seria previsível, mostrou-se mais eficiente que os órgãos públicos, pois o shopping foi inaugurado conforme previsto em seu cronograma, no mês de outubro. Já a Transolímpica teve sua data de inauguração mudada diversas vezes. Atualmente está prevista para ser inaugurada em dezembro de 2015.

[gn_spacer size=”20″]

  O projeto servirá para transformar em via expressa um dos trajetos mais importantes das Olimpíadas de 2016: a Barra da Tijuca, onde estará o Parque Olímpico, ao Complexo Esportivo de Deodoro. A obra, que se iniciou em julho de 2012, só avançou 15% até agora.
A via – que terá 23 quilômetros de extensão – será dotada de duas pistas, com três faixas cada uma, para carros; e um corredor de ônibus com 18 estações. Ela terá uma praça de pedágio que ficará na altura do bairro de Magalhães Bastos.