Empresários do Rio de Janeiro se reúnem para visita na fábrica da AGC, em Guaratinguetá (SP)

[gn_spacer size=”20″] Representantes do Sincavidro e de algumas têmperas fluminenses foram convidados para participar do Open House da fábrica da AGC, em Guaratinguetá (SP), no dia 18 de outubro, que marcou o início da produção de vidros float na AGC do Brasil. O grupo que participou da visita tinha aproximadamente 300 pessoas, entre as quais estavam dirigentes de outras associações, responsáveis pelas revistas do setor e temperadores de diferentes estados brasileiros.
Durante o evento, o clima de alegria e satisfação era visível. Isso porque no começo de outubro, a AGC iniciou a produção de vidros na fábrica de Guaratinguetá. E a partir do dia 14 do mesmo mês, a fabricante comemorou a produção a qualidade dos vidros que já eram produzidos no Brasil, começando a vendê-los para o mercado nacional. Os primeiros compradores dos vidros AGC produzidos no Brasil foram a São Mateus e a BendGlass.
“Estou muito feliz e orgulhoso de anunciar que a tecnologia, a qualidade e os serviços do Grupo AGC estão agora disponíveis no mercado brasileiro”, afirma Davide Cappellino, presidente da AGC no Brasil. Durante o Open House, a fabricante aproveitou para apresentar algumas novidades aos empresários:

Prêmio Mais Parceiro – Mundial Glass

O Stopray Lamismart 24 é novo vidro refletivo que foi desenvolvido para o mercado brasileiro. Ele pode ser temperado e laminado contra PVB, e tem como diferencial as taxas de transmissão de luminosidade (até 24%) e bloqueio de calor (até 75%). “Em relação aos concorrentes, ele deixa mais luz entrar e menos calor”, explica Denis Ramboux, diretor de vendas e marketing da companhia.
O Planibel Linea Azzura se destaca pelas espessuras em que pode ser produzido, podendo ser encontrado em até 25 mm. O Planibel Azul Escuro chama a atenção pelo tom de azul; e em 2014 será produzido no Brasil, inclusive em chapas jumbo. E o Lacobel T, já abordado em reportagem do Sincavidro, é o único vidro pintado temperável do mundo.

Prêmio Parceiro Decorativo – Cristal Temper

Outra novidade apresentada foi a criação de uma medida de chapa intermediária (2,4 x 3,6), que pode melhorar o aproveitamento do vidro por alguns clientes da AGC que não têm tanto espaço em seus galpões.
E ainda falando sobre a logística, o coordenador de transportes da AGC, Nathanael Almeida, ressaltou os benefícios dos cavaletes, que hoje representam 90% das vendas da fabricante. Os cavaletes diminuem o tempo gasto no carregamento e descarregamento das cargas, são mais leves do que os colares e oferecem mais segurança aos operadores no momento do descarregamento.

Prêmio Parceiro Inovador – Cinex

Após a apresentação, os convidados fizeram um tour pela planta da AGC, onde puderam acompanhar todas as etapas da linha de produção de vidro float. A planta de Guaratinguetá possui 100 mil m², e tem capacidade para produzir 220 mil toneladas de vidro float por ano, vidros automotivos para 500 mil veículos e espelhos de qualidade belga para o mercado brasileiro. O investimento para a construção da fábrica foi de aproximadamente 300 milhões de euros.

Prêmio Parceiro Melhor Obra – Glautier, T2G, Unividros

“Estamos confiantes que esse primeiro investimento da AGC na América do Sul resultará em amplo desenvolvimento. A produção simultânea de vidros automotivos e para construção foi possível graças à cooperação de muitos stakeholders no Brasil e de nossas fábricas no exterior. A AGC continuará a ajudar no desenvolvimento local das comunidades e em nosso crescimento conjunto com o Brasil”, afirma Kay Yonamoto, vice-presidente executivo da AGC e líder global da Equipe de Projetos, no Brasil
A inauguração oficial da fábrica está prevista para o próximo ano.

Prêmio AGC

Durante o Open House, a fabricante realizou a primeira edição do Prêmio AGC, criado para agradecer os clientes que se destacaram pelo relacionamento que estabeleceram com a AGC.