Convidados visitam o coater e o C5, em Jacareí (SP).Os presidentes da Cebrace, Leopoldo Garcez Castiella e Renato Holzhein, também acompanharam as visitas.

Convidados visitam o coater e o C5, em Jacareí (SP), os presidentes da Cebrace, Leopoldo Garcez Castiella e Renato Holzhein, também acompanharam as visitas.

Com um grande evento, que reuniu mais de 300 pessoas na unidade localizada na cidade de Jacareí (SP), a Cebrace inaugurou oficialmente três investimentos: a primeira linha de espelhos da América Latina capaz de produzir em chapas jumbo, o maior coater dos grupos NSG/Pilkington e Saint-Gobain, e a unidade produtiva de float C5, que está em produção desde 2012.
Na procura por desenvolver o mercado vidreiro no país, a Cebrace tem realizado uma série de investimentos que totalizam mais de R$ 1 billhão nos últimos dois anos. Um dos destaques das recentes expansões é a construção do C5, que está em plena produção, com a capacidade de 920 toneladas/dia.
Um dos objetivos da empresa com esses investimentos é o estímulo do hábito por consumo de produtos de valor agregado, realizando, por exemplo, a adaptação dos produtos fabricados para o clima brasileiro. Nesse sentido, o novo coater, máquina capaz de depositar a vácuo microcamadas de óxido metálico na superfície do vidro, será responsável pela produção de vidros de proteção solar e seletivos de 3 a 12 mm, como o Cool Lite ST/STB, Cool Lite KNT e Cool Lite SKN, que chegam a reduzir o gasto energético em até 80%. Tais produtos são responsáveis por oferecer conforto térmico, proteção contra raios UV e eficiência energética, além de colaborarem para o recebimento da certificação Leed. O novo coater produzirá também vidros para o mercado industrial, principalmente de refrigeração, como a linha Planitherm (baixo emissivo ou Low-E).
Com o processo de produção em multicamadas, a máquina, instalada em Jacareí, aprimora a seletividade do produto, ou seja, possibilita que o vidro barre o calor sem bloquear a luminosidade.

O evento começou com um almoço na fábrica de Caçapava (SP), animado pela escola de samba Mocidade Alegre.

O evento começou com um almoço na fábrica de Caçapava (SP), animado pela escola de samba Mocidade Alegre.

Também permite a produção de grande variedade de vidros de controle solar temperáveis.
Para Carlos Henrique Mattar, gerente de marketing da Cebrace, esse é considerado “o estado da arte” em termos de coater, o mais moderno do grupo, cuja produção trará benefícios para os processadores e para o mercado de construção civil. “Ele tem uma capacidade produtiva bastante elevada, o que irá garantir um atendimento do mercado nos próximos anos e o suprimento de uma necessidade nacional, já que antes esses vidros com prata e que podem ser temperados eram importados da Europa e agora serão produzidos aqui. Isso sem falar na qualidade que essa máquina pode proporcionar, graças a todos os controles de cor e deposição que possui”, afirma.
Outro destaque possibilitado pelo novo coater é a produção em chapas jumbo (3,21m de largura X 6m de comprimento) e em medidas customizáveis. Com isso, os processadores terão um maior aproveitamento da chapa, os arquitetos terão maior liberdade de criação e os clientes, por sua vez, novas oportunidades de escolha.
Em Caçapava, a novidade é a linha de espelhos, a primeira da América Latina a produzir em tamanho jumbo, exibindo a versatilidade de grandes dimensões e com a mesma qualidade Cebrace.
O processo de fabricação do Espelho Cebrace na nova linha de produção prioriza a sustentabilidade, que já era praticada nas outras linhas de produção. Fabricado com a tecnologia copper-free e lead-free, ou seja, isento de cobre e com teor não significativo de chumbo, o Espelho Cebrace está livre desses resíduos, que são metais poluentes existentes na maioria dos espelhos e extremamente nocivos ao meio ambiente. Além de ser ecologicamente correto, o Espelho Cebrace é também ideal para os processos de lapidação, bisotê e gravação por ser mais resistente à formação das indesejáveis manchas e corrosão de bordas, mesmo quando aplicado em ambientes úmidos e/ou externos, como: banheiros, saunas, deques e instalações à beira-mar.
No evento de inauguração, realizado no dia 20 de junho, aconteceu uma visita técnica guiada na nova linha de espelhos, em Caçapava e, em seguida, uma visita ao coater e ao C5, em Jacareí. Por fim, almoço, discursos e o encerramento por conta da escola de samba Mocidade Alegre, campeã do carnaval de 2013 de São Paulo.
Na entrevista coletiva realizada no local, os presidentes da companhia, Renato Holzhein e Leopoldo Garcez Castiela destacaram que o alto investimento feito pela empresa no Brasil demonstra que a Cebrace está acreditando no potencial do mercado consumidor brasileiro. Ressaltaram também que todo investimento no lançamento de novos produtos e nas capacidades de produção terão, estão tendo, como contrapartida, investimentos no treinamento dos parceiros comerciais e na divulgação. Um exemplo citado pelos empresários foi a campanha da linha Habitat, que traduz as vantagens dos vidros de controle solar para o público residencial.