foto 1aPara celebrar seus 40 anos de história, a Cebrace lançou o livro “40 anos Cebrace”, que começou a ser distribuído no final de 2014 a funcionários, clientes, associações e a todos que colaboraram com depoimentos e informações para o livro. A partir desta segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015, a publicação está disponível a todos em versão digital.
Desde 1982, inovação, tradição e desafios marcam essa trajetória registrada na publicação que relata desde os primórdios da indústria de vidro plano no Brasil e no mundo até a atualidade, ressaltando o pioneirismo da construção do primeiro vidro float no país na década de 80.
A viagem pela história do vidro conta como a sua importância vai além dos significados econômicos, sociais e da evolução da tecnologia que envolve sua produção e que hoje, auxilia no aperfeiçoamento. O livro mostra o quanto o vidro revela o mundo e o próprio homem.
A história da Cebrace no livro está completa em seu conteúdo. A fundação da empresa e a criação das formas que melhoraram o processo fabril do vidro são minuciosamente detalhadas. Em destaque, é possível entender todo o inicio do planejamento para a montagem do primeiro forno para produção do vidro float no Brasil. No decorrer dos capítulos é perceptível a consolidação da empresa diante dos instáveis cenários econômicos do país.
Com um texto histórico ainda inédito para o setor vidreiro nacional, o conteúdo foi desenvolvido por pesquisadores e jornalistas externos, traçando um rico panorama da história do vidro plano no Brasil por meio da história da Cebrace.