Maracanã recebe  primeiras peças de vidro

[gn_spacer size=”10″]

Com exclusividade, a reportagem da revista Sincavidro fotografou as primeiras peças de vidro instaladas nas arquibancadas do estádio do Maracanã, na segunda quinzena de março. A obra está sendo acompanhada com interesse pela imprensa mundial. As cinco primeiras peças instaladas foram posicionadas sobre uma mureta, na região localizada atrás da trave direita.

Trata-se de pequenas chapas, com 30 cm de altura, de laminados de temperados fornecidos pela Laminar e instaladas pela Serplac Rio.

A aplicação dos vidros foi aprovada pelo Consórcio Maracanã e, a partir de agora, aproximadamente 70 profissionais treinados especialmente para a ocasião irão compor quase 20 quilômetros de guarda-corpos e corrimãos, incluindo peças com 1.100 mm de altura que darão segurança aos usuários do estádio.

Base dos guarda-corpos é de alumínio fixado com grossos parafusos inox sextavados aplicados de 20 em 20 centímetros. Nivelamento exigiu calços e utilização de fixador químico.Base dos guarda-corpos é de alumínio fixado com grossos parafusos inox sextavados aplicados de 20 em 20 centímetros. Nivelamento exigiu calços e utilização de fixador químico.Base dos guarda-corpos é de alumínio fixado com grossos parafusos inox sextavados aplicados de 20 em 20 centímetros. Nivelamento exigiu calços e utilização de fixador químico.

[gn_spacer size=”10″]
As peças menores, instaladas nas muretas, possuem 30 cm de altura foram fabricadas pela Laminar e instaladas pela Serplac Rio.

As peças menores, instaladas nas muretas, possuem 30 cm de altura foram fabricadas pela Laminar e instaladas pela Serplac Rio.

Segundo o diretor da Serplac Rio, José Geraldo Neto, a empresa se sente desafiada, em função do volume e prazos dessa empreitada. Com experiência de grandes e complexos projetos, a Serplac está trabalhando com o mesmo sistema usado com sucesso nos estádios da Polônia e Ucrânia para essa Eurocopa 2012: o Easy Glass 3KN e o Easy Glass –Slim, da empresa Alemã Q-Railling.

Neto comenta que procurou um dos representantes da Q-Railling no Brasil para o fornecimento, porém, as condições oferecidas não atendiam à demanda e à urgência do empreendimento.

Devido a isso, optou por tornar-se um representante do produto e está fazendo a importação diretamente através de sua empresa.

No local, Neto mostrou à reportagem as dificuldades em se instalar um item de contenção, que precisa ser dimensionado para suportar até mesmo a conflitos entre torcidas e atos de vandalismo. A base maciça de alumínio do guarda-corpo é aparafusada no concreto com furos de 20 em 20 centímetros com reforço de fixador químico Fischer, para que não sejam arrancados. O mesmo fixador químico é utilizado para corrigir desníveis do concreto, tanto no piso quando nas muretas. “Para instalar todos os perfis no prumo para que os vidros fiquem perfeitamente nivelados tivemos que formar nossa própria equipe especialmente para isso”, explica o empresário.

O trabalho mobiliza cerca de 70 homens.

O trabalho mobiliza cerca de 70 homens.

O sistema conta com aço inoxidável 304 e a escolha do material se deve principalmente à resistência e durabilidade. Os vidros são temperados, lapidados e laminados, para maior segurança e conforto visual. A quantidade de aço inoxidável e alumínio utilizada na estrutura dos guarda-corpos e corrimãos totaliza mais de 200 toneladas.

O grande diferencial da Q-Railing é trabalhar com sistema pré-fabricado e modular, dispensando a solda e a figura do serralheiro, otimizando em 50% o tempo de execução das obras. A companhia mantém 12 escritórios regionais na Alemanha, Espanha e China.

Maracanã fica pronto em abril
Embora as empresas que participam da obra de remodelação prefiram não falar sobre prazos, depois de três adiamentos e mudanças no cronograma, a Fifa determinou que o Maracanã deva ser entregue impreterivelmente no dia de 27 de abril. O estádio vai sediar jogos da Copa das Confederações, em junho. °