Provador instalado no Plaza Shopping Niterói (RJ) durante ação de marketing.

Provador instalado no Plaza Shopping Niterói (RJ) durante ação de marketing.

ESPELHO INTERATIVO
No Brasil, as primeiras ações de
marketing com espelho interativo, começaram recentemente. Inicialmente elas eram focadas em banheiros de restaurantes, bares e boates. Depois, tornaram-se mais sofisticadas, com a integração de telas touchscreen e aplicativos interativos. Agora, entre as possibilidades dessa nova mídia estão: provadores interativos, recepcionista virtual, mesa de vidro touchscreen, entre outros.
A Accept Mídia é uma das agências do país que desenvolve soluções interativas para as empresas. Ela foi fundada em 2008, possui hoje três filiais: São Paulo, Rio de Janeiro e Jaraguá do Sul (SC). Paulo Passeti, proprietário, explica que a interação com o público sempre foi o alvo dos profissionais de marketing e que a revolução digital trouxe várias transformações para o mercado publicitário. “O espelho interativo como uma ferramenta de
Marketing de Impacto é extremamente eficiente, pois transfere o conteúdo ao cliente instantaneamente e de forma divertida. O usuário nunca imagina que ao se aproximar será surpreendido com uma mensagem”, explica.
Os preços variam de acordo com o investimento que o cliente está disposto a fazer. Bruno Castro, diretor comercial da CreaPix, conta que a empresa pode até customizar um espelho já instalado, pois a dimensão e a espessura não interferem no resultado final.

Não é segredo a ninguém as características futuristas que o vidro pode proporcionar aos ambientes. Na reportagem “ Homem de Ferro 3”, publicada na ed147 da revista Sincavidro, citamos vários produtos que aliam alta tecnologia com vidro, resultando em aplicações inovadoras do material.
Mais do que um simples efeito visual, as aplicações de vidro divulgadas nos filmes do super-herói são realidade e mostram que o setor vidreiro está cada vez mais equipado tecnologicamente, possibilitando diversas aplicações novas, inclusive em diferentes ações de marketing.

Provador virtual chama a atenção dos consumidores.

Provador virtual chama a atenção dos consumidores.

INTERATIVIDADE PARA TODOS OS GOSTOS

  • Além do espelho virtual, Paulo Passeti destaca algumas outras opções de mídia interativa:
  • Película touchscreen com nano tecnologia aplicada em superfícies de vidro. Uma das aplicações mais procuradas é para vitrines de lojas que possibilitam aos clientes consultarem informações de produtos e serviços do lado de fora da loja, mesmo após o expediente.
  • Provador Virtual: aplica-se um espelho por cima de uma tela instalada na parede. Assim, os clientes podem provar roupas virtualmente, sem tocar na telas, a uma distância de quatro metros.
  • Mesa de Vidro Touchscreen: Desenvolvida para bares e restaurantes, possibilita aos clientes acessarem a internet, consultarem e-mails, escolherem produtos de um cardápio virtual e se divertirem com jogos.
  • Recepcionista Virtual: Trata-se de uma placa de vidro revestida de uma película holográfica. Essa placa recebe uma projeção de um vídeo pré-gravado de uma modelo contratada para falar sobre um produto ou serviço.
  • Passeti considera baixa a procura por esse tipo de ferramenta, e atribuí isso a falta de conhecimento da existência do produto.
Ação de marketing da Natura utilizou um espelho de maquiagem virtual.

Ação de marketing da Natura utilizou um espelho de maquiagem virtual.

MAQUIAGEM VIRTUAL
No ano passado, a ID fez uma campanha para a Natura em um restaurante de São Paulo, na qual um espelho de maquiagem virtual ficou a disposição das clientes durante um mês. A estimativa é que duas mil mulheres interagiram com a marca.
A ideia da agência para promover a linha de maquiagem foi criar um espelho virtual, no qual as pessoas podiam experimentar vários tipos de produtos sem sujar a pele. A construção do espelho levou sete meses e reuniu 21 pessoas. Para ser o mais fiel possível, a câmera do Kinect foi programada para reconhecer três tons de pele: branca, morena e negra. Assim, a mesma cor de blush ou de sombra ficou adequada a cada um dos tons de pele.

Banheiro da Suíte Master, apresentada na Casa Cor Campinas 2012, teve como destaque o espelho de 4 mm, com tecnologia Mirror Screen.

Banheiro da Suíte Master, apresentada na Casa Cor Campinas 2012, teve como destaque o espelho de 4 mm, com tecnologia Mirror Screen.

ESPELHO COM TV
A novidade que anda fazendo sucesso nas feiras de decoração é o Espelho TV, um produto que pode funcionar tanto como espelho quanto como TV, dependendo do desejo do cliente. A tecnologia permite praticidade, economia de espaço e conforto, pois pode ser aplicada em qualquer cômodo da casa, inclusive nos banheiros.
Apesar de estar sendo divulgada no país há pouco tempo, esse produto já é comercializado há pelo menos três anos, no exterior. Trata-se de um cristal líquido de 2 cm que é colado na parte de trás do vidro ou espelho. “Uma tecnologia única e exclusiva para suplantar o desafio de emitir imagens através de superfícies de espelho ou vidro, operar em ambientes privados de ventilação e permitir uma montagem simples”, explica Eric Sakamoto, engenheiro técnico da Decorvid, que comercializa esse produto há cerca de um ano no país.
O espelho pode ser usado nas espessuras 4 mm ou 6 mm, com tamanho máximo de 2,21 x 3,20 m. Já as dimensões do cristal líquido (tela LCD) variam em 22”, 32”, 40”, 46” e 55”. “Não existe qualquer afastamento entre o Mirror Image e a superfície do espelho/vidro, resultando numa imagem cristalina, e proporcionando um ‘look’ futurista”, ressalta Sakamoto.

A arquiteta Celina Zappelini aliou o uso do vidro com as novidades tecnológicas no Home Office e Biblioteca da Arquiteta, na Casa Cor Campinas 2012.

A arquiteta Celina Zappelini aliou o uso do vidro com as novidades tecnológicas no Home Office e Biblioteca da Arquiteta, na Casa Cor Campinas 2012.