No dia 9 de janeiro, a Cebrace realizou a cerimônia de acendimento de seu forno 3 (são 5 no total), localizado em Jacareí, interior de São Paulo. Conhecido como Allumette, o evento marca a retomada da produção do C3, que passou por reformas.
Com capacidade de produção de 650 toneladas por dia, o C3 recebeu um novo design energeticamente mais econômico. Além disso, foram introduzidas na linha diversas melhorias técnicas, que irão assegurar a qualidade automotiva do forno.
Segundo Carlos Henrique Mattar, gerente de marketing da Cebrace, “com este investimento, a Cebrace volta a produzir a plena carga, assegurando aos seus clientes e parceiros o atendimento a toda sua gama de produtos”.
Hoje a Cebrace tem capacidade produtiva de 3.600 ton/dia e possui cinco unidades fabris, sendo três em Jacareí (SP), uma em Caçapava (SP) e uma unidade em Barra Velha (SC), que produzem vidro float, espelhos, vidros de controle solar e vidros laminados.
Para 2013 a Cebrace anunciou a implantação da nova linha de espelhos em Caçapava (SP) e o novo coater em Jacareí (SP) para fabricação de produtos revestidos de última geração, com destaque para os vidros de proteção solar.

Participação da Cebrace
A Cebrace é uma joint-venture entre o grupo japonês NSG/Pilkington e o grupo francês Saint-Gobain. Foi fundada em 1982 e é líder de mercado no segmento de vidro plano brasileiro; e de espelhos da América do Sul.
Para se ter uma ideia desse potencial divulgado, a capacidade produtiva de 3.600 ton/dia – ou 1.314 milhões de quilos por ano – representa a quantia de 6,8 quilos de vidro para cada habitante brasileiro, que conta com uma população atual de 193,95 milhões de habitantes.
Geralmente, a capacidade real chega a 80% da capacidade produtiva. Mesmo assim, é muito vidro, considerando-se que estimativas apontam para o consumo per capita de oito quilos de vidro por brasileiro em 2013.