Obras a todo o vapor, investimentos, inaugurações, lançamentos e grandes feiras do setor vidreiro. Tudo isso foi registrado pela reportagem da revista Sincavidro durante este ano, e nas próximas páginas você poderá relembrar alguns fatos que foram mais relevantes para o setor, que teve grandes avanços por conta dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014.

JANEIRO

  O clima de expectativas positivas para o ano de 2013 contagia as fabricantes de vidro do Brasil, que contaram ao Sincavidro sobre seus projetos para o ano que começa.

[gn_spacer size=”20″]

  A Retomada do C3 marca o início de 2013 para a Cebrace. No dia 9 de janeiro, a fabricante realizou a cerimônia de acendimento de seu forno 3, localizado em Jacareí (SP). Com capacidade de produção de 650 toneladas por dia, o C3 recebeu um novo design, energeticamente mais econômico.
[gn_spacer size=”20″]

  Em ano de preparação para a Copa do Mundo, a revista Sincavidro acompanhou de perto a reforma do Maracanã e registrou várias reportagens sobre os vidros que foram utilizados no estádio.
[gn_spacer size=”20″]

  O presidente do Sincavidro, Fernando Pires do Vale, e representantes das associações do setor vidreiro foram recebidos pelo presidente da Vivix, Paulo Drummond; e pelo diretor comercial e marketing, Henrique Lisboa; no dia 25 de janeiro, em Goiana (PE), para uma visita nas instalações da fábrica da companhia.
[gn_spacer size=”20″]

FEVEREIRO

  Reportagem especial mostrou como funciona o processo de reciclagem do vidro. O material está em constante transformação e esse mercado de reaproveitamento do vidro tende a crescer ainda mais no Rio de Janeiro.
[gn_spacer size=”20″]

MARÇO

  Com exclusividade, a reportagem da revista Sincavidro acompanhou a instalação das primeiras peças de vidro nas arquibancadas do Maracanã. As cinco primeiras peças instaladas foram posicionadas sobre uma mureta, na região localizada atrás da trave direita.
[gn_spacer size=”20″]

ABRIL

  A Rede hoteleira do Rio de Janeiro se prepara para acomodar os turistas que chegarão à cidade para a Copa do Mundo de 2014. E várias vidraçarias fluminenses aproveitam esse momento de reforma dos hotéis para garantir a presença dos vidros nas novas instalações.
[gn_spacer size=”20″]

MAIO

  O Sincavidro organizou o 1º Fórum de Debates do Alumínio e do Vidro para a Construção Civil, em parceria com a Associação dos Fabricantes de Esquadrias do Rio de Janeiro. O evento atraiu um público de quase 300 participantes para no Windsor Barra Hotel, na Barra da Tijuca, no dia 21 de maio. O tema do encontro não poderia ser mais atual: “Norma de Desempenho: seus desdobramentos e possibilidades para um bom resultado”.

A Guardian do Brasil anunciou um investimento de US$ 14 milhões para a construção da maior e mais moderna fábrica de espelhos jumbo com a marca Guardian do mundo, que será erguida na cidade de Tatuí (SP), onde a empresa já opera com a fabricação de vidros planos.
[gn_spacer size=”20″]

AGOSTO

  Curso Sincavidro forma turma em Rio das Ostras para atender os vidraceiros de toda a região Norte e Nordeste do Estado do Rio de Janeiro. A primeira turma teve aulas entre os dias 12 e 17 de agosto; e a segunda turma, entre os dias 21 e 26 de outubro.
[gn_spacer size=”20″]

JUNHO

  Com um grande evento que reuniu mais de 300 pessoas, no dia 20 de junho, em Jacareí (SP), a Cebrace inaugurou oficialmente três investimentos: a primeira linha de espelhos da América Latina capaz de produzir em chapas jumbo, o maior coater dos grupos NSG/Pilkington e Saint-Gobain; e a unidade produtiva de float C5, que está em produção desde 2012
[gn_spacer size=”20″]

JULHO

  O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior iniciou uma investigação para averiguar a existência de dumping nas exportações da República Popular da China, Egito, Emirados Árabes, Estados Unidos da América e México, para o Brasil. No momento, o processo está aguardando a defesa dos países acusados dessa prática desleal, que, se for comprovada, acarretará em punições às empresas exportadoras.
[gn_spacer size=”20″]

  Representantes do Sincavidro e de algumas têmperas fluminenses foram convidados para visitar as dependências da fábrica da AGC, em Guaratinguetá (SP), no dia 23 de agosto. O grupo que participou da visita tinha aproximadamente 50 pessoas e foi a última turma a entrar no forno.
[gn_spacer size=”20″]

SETEMBRO

  Sincavidro lança o 4º Rio Negócio Vidro, que está marcado para os dias 3, 4, 5 e 6 de abril de 2014, e promete reunir empresários do setor vidreiro fluminense e de todo o Brasil, no Portobello Resort & Safari. Você não pode perder!
[gn_spacer size=”20″]

  O Sincavidro passa a ser uma entidade filiada à Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio–RJ).
[gn_spacer size=”20″]

  A CBVP muda o nome para Vivix. A fabricante anunciou a mudança no dia 7 de setembro, apresentando a nova identidade em revistas de circulação nacional. A nova marca foi criada pela agência Led Project, com o objetivo de ser curta e sonora. O nome Vivix ainda remete às palavras vidro e vida.
[gn_spacer size=”20″]

  Expo Vetro reúne cerca de duas mil pessoas no Rio de Janeiro, entre os dias 12 a 14 de setembro, para a primeira edição da feira do setor vidreiro que aconteceu juntamente com a Saie Brasil. O Sincavidro esteve presente com um estande, recepcionando seus associados e divulgando seus cursos e atividades.
[gn_spacer size=”20″]

  O Sincavidro reuniu 11 empresas concorrentes para disputar o Torneio Bola na Vidraça deste ano. Os jogos aconteceram em três sábados seguidos – 14, 21 e 28 de setembro – no Centro de Futebol Zico, na Barra da Tijuca. Os três primeiros colocados receberam premiações: New Temper (1º lugar), Vimolbarra (2º lugar) e Laminar (3º lugar). No final, todos se divertiram em um animado churrasco organizado pelo Sincavidro para encerrar o campeonato.
[gn_spacer size=”20″]

  O vidro foi um dos destaques da Morar Mais por Menos, que aconteceu entre os dias 27 de setembro e 10 de novembro, reunindo quase 90 profissionais para mostrar ao público as alternativas de decoração para “o chique que cabe no bolso”. A mostra completou sua 10ª edição este ano.
[gn_spacer size=”20″]

OUTUBRO

  Casa Cor Rio exibe diferentes aplicações com vidros. O evento aconteceu entre os dias 10 de outubro e 18 de novembro, no condomínio FontVieille.
[gn_spacer size=”20″]

  Setor vidreiro fluminense perde uma de suas mais ilustres pessoas. Alcides da Silva Filho, também conhecido como “professor Alcides”, faleceu no dia 14 de outubro, devido a um ataque cardíaco fulminante, enquanto saía de casa para ministrar o Curso Técnico para Vidraceiros, no Sincavidro. No dia 15 de outubro, quase cem pessoas se reuniram no Cemitério Jardim da Saudade para prestar suas últimas homenagens a Alcides.
[gn_spacer size=”20″]

  Luiz Inácio Lula da Silva participou do lançamento do Mapa Estratégico do Comércio 2014-2020, que aconteceu no dia 17 de outubro, no Fecomércio–RJ. O mapa foi apresentado para empresários fluminenses, incluindo alguns representantes do setor vidreiro, e contou com colaboração do Sincavidro.
[gn_spacer size=”20″]

  A AGC convida os empresários de todo o País pata conhecer sua linha float, no dia 18 de outubro, marcando o início da produção de vidros em solo brasileiro. Novamente, o Sincavidro esteve entre os convidados e foi prestigiar o evento juntamente com alguns empresários fluminenses.
[gn_spacer size=”20″]

  A 18ª edição da Vitrum contou com a presença de 300 expositores e aproximadamente 20 mil pessoas, que visitaram a feira entre os dias 23 e 26 de outubro, em Milão (Itália). Apesar do número de expositores reduzido em relação à última edição da Vitrum, eles representaram 28 países diferentes na feira, e juntos divulgaram propostas inovadoras para diferentes aplicações de vidro plano, tecnologias sofisticadas para áreas de vidro industrial, arquitetônico e residencial.
[gn_spacer size=”20″]

NOVEMBRO

  Sincavidro divulga balanço dos Cursos Técnicos para Vidraceiros ministrados durante o ano. O sindicato formou nove turmas, totalizando 170 alunos certificados. A diretoria do sindicato ainda relembra que, durante o ano de 2013, alguns cursos extras foram inseridos na programação, como o de Operador de Pontes Rolantes, que contou com a participação de 25 alunos; e os de Fechamento de Sacada, que formaram 40 profissionais para atuar no mercado fluminense.
[gn_spacer size=”20″]

  A Vivix reuniu representantes das associações do setor vidreiro para apresentar sua equipe técnica e anunciar o acendimento de seu forno, marcado para o dia 6 de janeiro de 2014.
[gn_spacer size=”20″]

DEZEMBRO

BOAS FESTAS!