Evento marca o início das obras da CBVP, em Goiana (PE)

Mais de 150 distribuidores e transformadores de todo o Brasil, inclusive do Rio de Janeiro, acompanharam o evento que marca o início das obras da primeira fábrica de vidros planos 100% nacional: a Companhia Brasileira de Vidros Planos (CBVP). A solenidade organizada pelo Grupo Cornélio Brennand foi realizada no dia 15 de março e contou com a presença de dirigentes da empresa e representantes do governo. O empreendimento na cidade de Goiana (PE), localizado quase na divisa com a Paraíba, foi ampliado e tem agora investimentos de quase R$ 800 milhões.
“A CBVP chega a um mercado de produção restrita e promete conquistar o seu lugar no setor vidreiro.” Estamos chegando com tudo o que há de melhor no mercado. Sabemos que estamos vivenciando uma forte entrada de produtos vidreiros vindos do exterior e que temos os nossos concorrentes, mas antes de tudo estamos aqui para fortalecer o mercado nacional”, declarou o presidente da nova companhia, Paulo Drummond.
O investimento de R$ 770 milhões para a construção da fábrica teve um aporte de 20% de capital próprio, 50% da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e 30% vindos do BNDES/BNB. Em seu discurso, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, destacou: “O Grupo Cornélio Brennand é de gente séria que soube atravessar as dificuldades vividas por Pernambuco e que conseguiu com o talento, digno de um bom empreendedor, se reinventar, comandando novos processos produtivos.”

Fábrica Moderna e Bonita
O novo forno está sendo construído em uma área de 90 mil metros quadrados. A expectativa da CBVP é que sejam produzidas 900 toneladas/dia. Uma parte da produção deverá abastecer a fábrica da Fiat, que também está em fase de construção, na cidade de Goiana. O parceiro tecnológico do Grupo Cornélio Brennand é o grupo francês Fives, que está presente em mais de trinta países. A Companhia utilizará uma tecnologia inédita no Brasil, a L.E. M ( Low Energy Melter), que reduz o consumo de energia em até 20%, em comparação com a média mundial das indústrias de vidros planos. Outra novidade da nova fábrica será seu design moderno e elegante, desenhado por arquitetos da região e apresentado durante o evento em uma maquete.