IMG_1534Desde o final de 2013 entrou em operação na Vidros Belém um dos mais modernos fornos  do mundo. Atualmente, equipamento semelhante só pode ser encontrado em indústrias fornecedoras de vidros automotivos no Brasil. O novo equipamento, totalmente automatizado, é capaz de produzir vidros temperados e também vidros curvos temperados com espessuras de quatro mm a 19 mm sem a utilização de moldes.
O equipamento já está em pleno funcionamento e pode trabalhar de três formas diferentes. No primeiro modo de operação, mais simples, funciona como um forno horizontal de têmpera. Neste sistema é capaz de temperar vidros planos com dimensões de até 2.400 mm x 3.600 mm.

IMG_1540
Na segunda opção de trabalho o equipamento produz vidros curvos temperados de pequeno porte, com até 1.000 mm x 2.400 mm com um raio de até 400 mm.  As medidas e a curvatura podem variar até estes limites.
Já na terceira opção, o equipamento permite a produção de vidros curvos temperados com até 2.000 mm por 2.400 mm com raio de, no máximo, 900 mm.

IMG_1538O equipamento está sendo colocado à disposição dos setores da construção civil, moveleiro e da decoração para produção de boxes curvos, coberturas, claraboias, balcões frigoríficos, fachadas, divisórias, revestimento para portas giratórias e até guarda-corpos com vidros curvos, temperados e laminados (com EVA). “Estamos prontos para atender ao que o especificador, seja ele designer ou arquiteto, criar, incluindo os laminados de vidros curvos temperados”, explica Antônio Skardanas, diretor da empresa.
Segundo o empresário, basta informar as medidas, a espessura do vidro e o raio desejado, que o vidro pode ser produzido com rapidez. Pelo método tradicional de curvatura tal criação exigiria a produção de moldes metálicos. “Se o vidro curvo tiver raio único, a produção é imediata”, explica.
A Vidros Belém já está fornecendo para todo o Brasil, para ser retirado ou, em casos especiais, remetido via transportadora em caixas de madeira.

Tony Skardanas demonstra resistência do vidro curvo produzido na Vidros Belem