O SINCAVIDRO – Sindicato do Comércio Atacadista de Vidros Planos Cristais e Espelhos do Rio de Janeiro – é uma entidade de classe patronal, filiada a Federação do Comércio do Rio de Janeiro, criada em 1957 para servir de instrumento de desenvolvimento do setor vidreiro no nosso estado e, principalmente, garantir a harmonia entre os diversos agentes que compõe a cadeia.
Da data da fundação até hoje passaram pela presidência da entidade os senhores Victor d’Araújo Martins, Abílio de Araújo Laje, Manoel Pinto da Conceição, José Rodrigues da Custódia, José Ricardo d’Araújo Martins, Assis Vieira Fernandes, José Silvio Dinis, Roberto Ferreira da Silva e Fernando Pires do Vale.
Ao longo desse mais de 60 anos o SINCAVIDRO pela sua postura séria e independente, serviu de inspiração e modelo para o surgimento de outras entidades da classe vidreira no Brasil.
 Participante ativo de todos os movimentos – regionais e nacionais – do setor, o sindicato fluminense foi pioneiro no investimento na formação profissional e líder incontestável das reivindicações junto ao monopólio que, até o fim do século passado, representava o setor produtivo do segmento.
Hoje, agregando as mais diversas empresas do setor no seu quadro social, o SINCAVIDRO permanece fiel aos objetivos dos seus fundadores e de todos aqueles que passaram pela direção da entidade, sendo reconhecido em todo o Brasil pela firmeza de suas postulações e a grandeza de sua conduta.