O Shuttle System é totalmente automatizado e fabricado sob encomenda, de acordo com a necessidade do cliente | Crédito: Divulgação Bottero

O novo sistema de armazenamento e de logística de vidros traz dois benefícios imediatos para o empresário: segurança dos funcionários e economia de espaço no estoque. As novidades foram lançadas pelo Grupo Bottero, que trouxe para o Brasil o sistema Shuttle System e o classificador.
O Shuttle System estoca as chapas de vidro sem a necessidade dos operadores por perto, uma vez que todo o percurso é feito sobre os trilhos. O produto é formado por racks que armazenam os vidros, e por um sistema de transporte automatizado que carrega as chapas até a linha de corte. O Shuttle System é fabricado sob encomenda de acordo com a necessidade do cliente. E os preços variam conforme o projeto solicitado.
Já o classificador é indicado para as empresas que têm problemas de espaço no estoque. O sistema é semiautomático, e possui paliteiros que permitem a armazenagem de até três vezes mais colares do que um sistema de estoque comum. Isso é possível porque os paliteiros ficam unidos para ganhar espaço, e quando há necessidade de realizar a movimentação da chapa, o sistema se abre apenas no local desejado, que é acionado por um controle remoto.
Esses produtos já estão sendo comercializados no exterior há alguns anos, mas são novidades no Brasil, onde a Bottero já vendeu a instalação para uma empresa do setor vidreiro.