Sistema inédito de fachadasO prédio da Caixa de Assistência à Saúde dos Funcionários do Sistema Integrado Banerj (Banco Nacional do Estado no Rio de Janeiro), mais conhecido como Caberj, localizado no centro do Rio de Janeiro, é um dos primeiros a utilizar a Fachada Offset na versão curva da Belmetal. O projeto, finalizado em janeiro de 2012, é fruto da parceria da empresa com a CHB Indústria e Serviços, e chama a atenção dos pedestres pela fachada em alumínio arredondada com vidros levemente curvos.

Conhecido pela praticidade e velocidade que oferece às construções, o sistema unitizado representa uma evolução no que se refere às fachadas cortinas, sendo cada vez mais aceito no mercado brasileiro e incorporado pelas construtoras. Configura-se por painéis formados por vidros colados com silicone na própria estrutura da esquadria, que são produzidos industrialmente em fábrica e chegam praticamente prontos na obra, oferecendo velocidade e praticidade na instalação.

De acordo com Mauro Calhedo, sócio-diretor da CHB, o principal desafio do empreendimento foi o de encontrar empresas parceiras que fornecem ferramentas e o vidro curvo que eram necessários para a obra. Uma empresa de fora do Rio de Janeiro foi contratada, mas o serviço oferecido não agradou. Porém, após essa etapa, as fachadas apresentaram montagem fácil e intuitiva, além do acabamento perfeito, que não contava com emendas e parafusos. “A agilidade da obra foi impressionante. Em questão de sete meses conseguimos entregá-la finalizada”, ressalta Calhedo. °