A novidade para o mercado moveleiro é a aplicação do vidro antibacteriano em design de interiores. Trata-se de um vidro versátil e de aparência contemporânea que pode ser utilizado em diferentes situações pelo setor moveleiro, principalmente nas áreas onde a higiene é fundamental.

A Cinex é a primeira empresa a disponibilizar o produto para o setor moveleiro no país. A empresa começou a trabalhar com o vidro antibacteriano em maio deste ano. Com o lançamento recente, a Cinex ainda está fazendo o trabalho de divulgação do produto, mas ressalta que muitos dos clientes já se interessaram pela novidade.

Dentre as possíveis aplicações do vidro antibacteriano, estão o uso em banheiros, chuveiros, spas, piscinas, salas de ginástica, cozinhas e restaurantes. Além de serem úteis em alguns prédios comerciais, como hospitais, maternidades, laboratórios, clínicas e farmácias.

Por enquanto, a Cinex está trabalhando com vidro 4 mm, e explica que as soluções para o setor moveleiro com vidro antibacteriano podem ter custos de 25% a 50% maiores do que um vidro usual, dependendo do caso.

O vidro antibacteriano foi criado a partir de um processo desenvolvido e patenteado pela Asahi Glass Company (AGC), que envolve a difusão de íons de prata na camada superior do vidro: os íons interagem com as bactérias e as destroem incapacitando seu metabolismo e interrompendo seu mecanismo de divisão. Assim, a ação antimicrobiana dos íons de prata, no vidro, elimina 99,9% de todas as bactérias em sua superfície, enquanto também previne a proliferação de fungos.

Para avaliar a performance do vidro antibacteriano, testes foram conduzidos pela Universite Libre de Bruxelles | Institute de Pharmacie | Laboratoire de Microbiologie Pharmaceutique em um grupo representativo de bactérias e fungos. Os resultados mostraram uma redução drástica na concentração inicial de bactérias, assim como o estancamento do crescimento de fungos.

A função antibacteriana pode ser encontrada em produtos especiais da AGC, como em vidros pintados, em vidro float incolor ou colorido e em sua linha de espelhos. O produto, no entanto, não pode ser aplicado em áreas externas.

A gama de vidros Antibacteriano da AGC compreende três famílias de produtos: Planibel AB: vidro plano incolor com revestimento antibacteriano, espessuras de 4mm e 6mm; Lacobel AB: vidro pintado disponível em 25 cores “standard” com revestimento antibacteriano, espessuras de 4mm e 6mm; E Mirox Mnge AB: espelho com revestimento antibacteriano, espessuras de 4mm e 6mm